sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Earthling 3;


Se tem algo que podemos aprender dos animais no nível psicológico, é como, não por aço ou eletrecidade, muito menos por violência psiquicas, a tortura sistemática de seres sencientes, não importa o pretexto ou as formas, não pode alcançar nada do que já fez: nos mostrar qual é o ponto mais baixo de humilhação que o homem pode alcançar. Se é isso que queremos saber. ''Enquanto existirem abatedouros, existirão campos de guerra.- Leo Tolstoy''
A ignorância é a primeira linha de defesa do especialista. Ainda assim pode ser facilmente rompida a qualquer momento com tempo e determinação para descobrir a verdade. A ignorância prevaleceu por tanto tempo só porque as pessoas alienadas já não querem descobrir a verdade. ''Não me conte, vai estragar meu jantar'' é a resposta padrão a qualquer tentativa de contar a alguém como aquele jantar foi produzido. Mesmo as pessoas que sabem que a fazenda familiar foi substituída pelos grandes centros de agronegócios, que suas roupas vem de vacas mortas, que o seu entretenimento significa dor e a morte a milhões de animais, e que em alguns experimentos questionáveis ocorrem em laboratórios, ainda declaram acreditar que as condições destes animais ''não podem ser tão ruim'', '' Senão o governo, ou as sociedades protetoras de animais já teriam feito algo a respeito''. Mas, não é a incapacidade de descobrir o que está acontecendo, tanto quanto o desejo de não saber os fatos que podem pesar na consciência, que é responsável pela falta de atenção. Afinal, as vitimas sobre o que quer que esteja acontecendo nesses lugares horrorosos não são membros do nosso próprio grupo.
Tudo que se reduz a dor e sofrimento. Não a inteligência. Não a força. Não a classes sociais ou direito civil. Dor e sofrimento são em si coisas ruins e devem ser evitados ou minimizados, não importanto a raça, sexo ou espécie de quem sofre. Somos todos animais deste mesmo planeta. Somos todos criaturas. E animais não-humanos experiênciam sensações, assim como nós. Eles também são fortes, inteligêntes, trabalhadores, ágeis e evoluem. Eles também são capazes de crescimentos e adaptação. Como nós, acima e primeiro de tudo, eles são terráqueos. E como nós eles estão sobrevivendo. Como nós, eles também procuram o conforto próprio e não o desconforto. E como nós eles expressão graus de emoção. E é claro, como nós, eles estão vivos. A maior parte deles, sendo também vertebrados. Exatamente como nós.


N. Skye

Nenhum comentário:

Postar um comentário